Bem Vindos, espero que gostem !!!!!

domingo, 10 de março de 2013

Prótidos,Glícidos,Lípidos e Ácidos Nucleicos

                  Prótidos

São compostos quaternários de carbono, oxigénio, hidrogénio e azoto, podendo conter outros elementos.

As moléculas unitárias dos prótidos são os aminoácidos. Estes podem ligar-se por reacções de condensação dando origem a péptidos e proteínas. 

Os aminoácidos possuem um grupo amina (NH2) e um grupo carboxilo (COOH) e hidrogénio ligados ao mesmo carbono.

                                            Aminoácido                                                                                   
                                                             ↓
                                            Cad. Peptídica 
                                                              ↓
                                              Proteína


 
Representação de um aminoácido.

                       
 
 
 
 
 
 



     





 Péptidos as moléculas de aminoácidos podem reagir entre si, estabelecendo-se ligações peptídicas. Na formação de um péptido estabelecem-se ligações entre o grupo carboxilo de um aminoácido e o grupo amina do outro. 
 Proteínas são macromoléculas de elevada massa molecular, constituídas por uma ou mais cadeias polipeptídicas. Estão envolvidas em todos os aspectos da vida.
 
o Estrutura primária: há uma sequência linear de aminoácidos unidos por ligações peptídicas.
o Estrutura secundária: uma cadeia polipetídica pode enrolar-se em hélice devido à interacção entre diversas zonas da molécula.
o    Estrutura terciária: a cadeia em hélice pode enrolar-se e dobrar-se sobre si mesma, tornando-se globular.
o Estrutura quaternária: várias cadeias polipeptídicas globulares organizam-se, estabelecendo interligações entre elas.
  Importância biológica das proteínas

  Função estrutural (fazem parte da estrutura de todos os constituintes celulares)
  Função enzimática (actuam como biocatalisadores de quase todas as reacções químicas que ocorrem nos seres vivos)
  Função de transporte
  Função hormonal (muitas hormonas têm constituição proteica)
  Função imunológica
  Função motora (são os componentes maioritários dos músculos)
  Função de reserva alimentar

------------------------------------------------------------------------------
 
Glícidos 

Os glícidos são compostos orgânicos ternários, constituídos por C, H e O. De acordo com a sua complexidade, consideram-se três grandes grupos de glícidos: os monossacarídeos, os dissacarídeos e os polissacarídeos. A fórmula geral destes compostos é .

 

A unidade estrutural são os monossacarídeos ou oses, podendo ser classificados quanto ao número de carbonos da molécula – 3 carbonos (trioses), 4 carbonos (tetroses), … Estes unem-se através de ligações glicosídicas.
Algumas funções destes compostos são a função energética (glicose), a função estrutural (quitina, celulose) e a função de reserva (amido nas plantas e glicogénio nos animais).
----------------------------------------------------------
Lípidos

Os lípidos são compostos orgânicos ternários, constituídos por O, H e C, podendo por vezes conter S, N e P. Estas substâncias são insolúveis em água e solúveis em solventes orgânicos, como o clorofórmio, o éter e o benzeno. Podem-se classificar os lípidos em três grandes grupos de acordo com a sua função: lípidos de reserva, lípidos estruturais e lípidos com função reguladora.

Lípidos de Reserva


 Os ácidos gordos são constituídos por uma cadeia linear de átomos de carbono, com um grupo terminal carboxilo (COOH). Os ácidos gordos que possuem átomos de carbono ligados por ligações duplas ou triplas dizem-se insaturados. Nos ácidos gordos saturados, todos os átomos de carbono estão ligados entre si por ligações simples.

 
O glicerol é um álcool que contém três grupos hidroxilo (HO), capazes de estabelecer ligações covalentes com os átomos de carbono dos grupos carboxilo (COOH) dos ácidos gordos. Esta ligação denomina-se éster.

 
Lípidos Estruturais

 Os fosfolípidos são os constituintes mais abundantes das membranas celulares. A sua estrutura resulta da ligação de uma molécula de glicerol com dois ácidos gordos e com uma molécula de ácido fosfórico. Os fosfolípidos são moléculas anfipáticas, isto é, possuem uma parte hidrofílica e uma parte hidrofóbica.
Ácidos Nucleicos
 
Os ácidos nucleicos são as principais moléculas envolvidas em processos de controlo celular. Existem dois tipos de ácidos nucleicos: ácido desoxirribonucleico (DNA) e ácido ribonucleico (RNA). Cada nucleótido é constituído por uma base azotada, uma pentose e um grupo fosfato.
 
Existem cinco tipos de bases azotadas: adenina (A) e guanina (G) (bases púricas – possuem dois anéis); citosina (C), timina (T) e uracilo (U) (bases pirimídicas – possuem um anel).


 
 
 
 
 
Comparação entre estruturas do DNA e do RNA
 
 
DNA
RNA
 
 
 
 
Açúcar
 
Desoxirribose
Ribose
Bases Azotadas
 
A, G, C e T
A, G, C e U
 
 
 
 
Cadeias
 
Cadeia Dupla
Cadeia Simples
Hélice
 
Sim
Não


Reflexão Pessoal: Acima estao expostas algumas funções e características sobre os Prótidos, Glícidos, Lípidos e Ácidos Nucleicos assim como algumas imagens para facilitar a aprendizagem.


Sem comentários:

Enviar um comentário