Bem Vindos, espero que gostem !!!!!

domingo, 10 de março de 2013

Prótidos,Glícidos,Lípidos e Ácidos Nucleicos

                  Prótidos

São compostos quaternários de carbono, oxigénio, hidrogénio e azoto, podendo conter outros elementos.

As moléculas unitárias dos prótidos são os aminoácidos. Estes podem ligar-se por reacções de condensação dando origem a péptidos e proteínas. 

Os aminoácidos possuem um grupo amina (NH2) e um grupo carboxilo (COOH) e hidrogénio ligados ao mesmo carbono.

                                            Aminoácido                                                                                   
                                                             ↓
                                            Cad. Peptídica 
                                                              ↓
                                              Proteína


 
Representação de um aminoácido.

                       
 
 
 
 
 
 



     





 Péptidos as moléculas de aminoácidos podem reagir entre si, estabelecendo-se ligações peptídicas. Na formação de um péptido estabelecem-se ligações entre o grupo carboxilo de um aminoácido e o grupo amina do outro. 
 Proteínas são macromoléculas de elevada massa molecular, constituídas por uma ou mais cadeias polipeptídicas. Estão envolvidas em todos os aspectos da vida.
 
o Estrutura primária: há uma sequência linear de aminoácidos unidos por ligações peptídicas.
o Estrutura secundária: uma cadeia polipetídica pode enrolar-se em hélice devido à interacção entre diversas zonas da molécula.
o    Estrutura terciária: a cadeia em hélice pode enrolar-se e dobrar-se sobre si mesma, tornando-se globular.
o Estrutura quaternária: várias cadeias polipeptídicas globulares organizam-se, estabelecendo interligações entre elas.
  Importância biológica das proteínas

  Função estrutural (fazem parte da estrutura de todos os constituintes celulares)
  Função enzimática (actuam como biocatalisadores de quase todas as reacções químicas que ocorrem nos seres vivos)
  Função de transporte
  Função hormonal (muitas hormonas têm constituição proteica)
  Função imunológica
  Função motora (são os componentes maioritários dos músculos)
  Função de reserva alimentar

------------------------------------------------------------------------------
 
Glícidos 

Os glícidos são compostos orgânicos ternários, constituídos por C, H e O. De acordo com a sua complexidade, consideram-se três grandes grupos de glícidos: os monossacarídeos, os dissacarídeos e os polissacarídeos. A fórmula geral destes compostos é .

 

A unidade estrutural são os monossacarídeos ou oses, podendo ser classificados quanto ao número de carbonos da molécula – 3 carbonos (trioses), 4 carbonos (tetroses), … Estes unem-se através de ligações glicosídicas.
Algumas funções destes compostos são a função energética (glicose), a função estrutural (quitina, celulose) e a função de reserva (amido nas plantas e glicogénio nos animais).
----------------------------------------------------------
Lípidos

Os lípidos são compostos orgânicos ternários, constituídos por O, H e C, podendo por vezes conter S, N e P. Estas substâncias são insolúveis em água e solúveis em solventes orgânicos, como o clorofórmio, o éter e o benzeno. Podem-se classificar os lípidos em três grandes grupos de acordo com a sua função: lípidos de reserva, lípidos estruturais e lípidos com função reguladora.

Lípidos de Reserva


 Os ácidos gordos são constituídos por uma cadeia linear de átomos de carbono, com um grupo terminal carboxilo (COOH). Os ácidos gordos que possuem átomos de carbono ligados por ligações duplas ou triplas dizem-se insaturados. Nos ácidos gordos saturados, todos os átomos de carbono estão ligados entre si por ligações simples.

 
O glicerol é um álcool que contém três grupos hidroxilo (HO), capazes de estabelecer ligações covalentes com os átomos de carbono dos grupos carboxilo (COOH) dos ácidos gordos. Esta ligação denomina-se éster.

 
Lípidos Estruturais

 Os fosfolípidos são os constituintes mais abundantes das membranas celulares. A sua estrutura resulta da ligação de uma molécula de glicerol com dois ácidos gordos e com uma molécula de ácido fosfórico. Os fosfolípidos são moléculas anfipáticas, isto é, possuem uma parte hidrofílica e uma parte hidrofóbica.
Ácidos Nucleicos
 
Os ácidos nucleicos são as principais moléculas envolvidas em processos de controlo celular. Existem dois tipos de ácidos nucleicos: ácido desoxirribonucleico (DNA) e ácido ribonucleico (RNA). Cada nucleótido é constituído por uma base azotada, uma pentose e um grupo fosfato.
 
Existem cinco tipos de bases azotadas: adenina (A) e guanina (G) (bases púricas – possuem dois anéis); citosina (C), timina (T) e uracilo (U) (bases pirimídicas – possuem um anel).


 
 
 
 
 
Comparação entre estruturas do DNA e do RNA
 
 
DNA
RNA
 
 
 
 
Açúcar
 
Desoxirribose
Ribose
Bases Azotadas
 
A, G, C e T
A, G, C e U
 
 
 
 
Cadeias
 
Cadeia Dupla
Cadeia Simples
Hélice
 
Sim
Não


Reflexão Pessoal: Acima estao expostas algumas funções e características sobre os Prótidos, Glícidos, Lípidos e Ácidos Nucleicos assim como algumas imagens para facilitar a aprendizagem.


Polímeros/Monómeros


Compostos orgânicos

Os compostos orgânicos são macromoléculas (moléculas grandes e complexas). São frequentemente polímeros, ou seja, são cadeias de unidades básicas (monómeros). 

Síntese e hidrólise de polímeros
 
Através de reacções de condensação, os monómeros podem unir-se e formar cadeias cada vez maiores, originando polímeros. Por cada ligação de dois monómeros que se estabelece é removida uma molécula de água. 

Através de reacções de hidrólise, os monómeros podem separar-se uns dos outros.
                                                         

                                                Reacções de condensação e hidrólise

Unidade estrutural e funcional

      Atendendo à complexidade da organização estrutural, as células podem agrupar-se em duas grandes categorias:células procarióticas e células eucarióticas.

       As células procarióticas, de que são exemplo as bactérias, são células de estrutura muito simples, de reduzidas dimensões e sem sistemas endomembranares, nomeadamente sem invólucro nuclear.

  
As células eucarióticas são células estruturalmente mais complexas, de núcleo bem individualizado do citoplasma, delimitado por um invólucro nuclear.Nestas podem distinguir-se as células animais e as células vegetais, que apresentam algumas diferenças das quais:
     As células vegetais possuem parede celular, plastos (cloroplastos, entre outros) e vacúolos que vão aumentando com a idade.
     As células animais não têm plastos nem parede celular e os seus vacúolos (quando existentes) são pouco desenvolvidos.


Constituintes celulares
 
 
§ Membrana celular (membrana plasmática) – constituinte celular que regular as trocas entre o meio intracelular e o meio extracelular.
§ Citoplasma constituinte celular onde se encontram vários organelos responsáveis por diversas actividades celulares. O citoplasma apresenta uma massa semifluida, aparentemente homogénea, onde se podem observar diversas estruturas, o hialoplasma.
§ Mitocôndrias – organelo celular onde ocorrem importantes fenómenos de respiração aeróbia, constituindo locais de intensa produção de ATP (energia). 
§ Complexo de Golgi – conjunto de sáculos achatados associado a vesículas esféricas. Armazena substâncias de secreção. 
§ Lisossomas – pequenas vesículas esféricas que se destacam do complexo de Golgi e onde se acumulam enzimas digestivas. 
§ Retículo endoplasmático – é uma via de comunicação das células. É constituído por uma extensa rede de sáculos achatados e de vesículas, distribuídos no hialoplasma. São os “canais de circulação” das células.  
o    Retículo endoplasmático rugoso: tem ribossomas à síntese proteica.
 
o    Retículo endoplasmático liso: não tem ribossomas.
 
 
§ Vacúolos são cavidades delimitadas por uma membrana e que contêm geralmente água com substâncias dissolvidas, absorvidas pela célula ou elaboradas por ela. Locais onde ocorre digestão intracelular. 
§  Inclusões
o    Inclusões lipídicas: formadas por gotículas líquidas ou partículas sólidas.
 
o    Grãos de secreção: substâncias segregadas por células glandulares e que acabam por abandonar a célula.
 
 
§ Cílios e flagelos – são organelos locomotores. Quando são finos e numerosos têm o nome de cílios, quando são longos e em pequeno número denominam-se por flagelos.  
§ Plastosgrupo de organelos dinâmicos, que só se encontram nas células das algas e das plantas, onde ocorrem diversos tipos de metabolismo. 

o    Cloroplastos: são organelos geralmente ovóides, que contêm pigmentos fotossintéticos, nomeadamente clorofilas, daí a sua cor verde. Aparentemente os cloroplastos, quando observados ao microscópio, deslocam-se. Na verdade é o hialoplasma que, animado de movimentos de ciclose, arrasta passivamente os cloroplastos. 

§ Núcleo – organelo celular que contém a informação que regula as actividades celulares. Está delimitado por um invólucro ou membrana nuclear. 
§ Parede celular - constituinte presente em algumas células, colocado exteriormente à membrana celular. É de natureza celulósica, podendo ser posteriormente alterada a sua composição.

Reflexão Pessoal: Com esta "mensagem" tentei ao máximo explicar e mostrar a organização estrutural das células assim como a sua função. Espero ter diferenciado bem as células procarióticas das eucarióticas,visto que muitas das vezes surgem dúvidas na sua identificação. 

Organização Biológica


     A unidade básica da vida é a célula*. Nos seres pluricelulares, as células idênticas e com funções semelhantes formam tecidos. Os tecidos, por sua vez, associam-se formando os órgãos, que realizam uma ou várias funções no organismo. Diferentes órgãos associam-se e realizam em conjunto determinadas funções no organismo, constituindo um sistema de órgãos. Diferentes sistemas de órgãos cooperam entre si, formando um organismo. Organismos semelhantes que se reproduzem entre si, originando descendentes férteis, constituem uma espécie. Os indivíduos de uma espécie que habitam na mesma área, no mesmo momento, formam uma população. A interacção entre diferentes populações constitui uma comunidade. A comunidade e o meio físico-químico que ocupa, bem como as relações que entre eles se estabelecem, formam um ecossistema.
  
Diferentes níveis de organização biológica.
Legenda:
1.    Átomo unidade fundamental de toda a matéria.
2.    Molécula – estrutura de átomos. 
3.    Célula – unidade básica da vida. 
4.    Tecido conjunto de células semelhantes, interdependentes, que realizam uma ou mais funções no organismo. 
5.    Órgão – conjunto de tecidos que interactuam, realizando uma ou mais funções no organismo. 
6.    Sistema de órgãos – grupo de órgãos que, em conjunto, realizam determinadas funções no organismo. 
7.    Organismo – grupo de vários sistemas de órgãos interdependentes, que funcionam como um todo.
8.    População – grupo de seres vivos da mesma espécie que vivem numa determinada área, num dado período de tempo. 
9.    Comunidade – grupo de seres vivos de várias espécies que interactuam numa determinada área, num determinado período de tempo.
10.  Ecossistema – conjunto de seres vivos que vivem numa determinada área do meio e das interacções recíprocas que entre eles se estabelecem.
*O entendimento dos processos biológicos está centrado na unidade fundamental da vida – a célula. Como consequência deste facto, Schleiden e Schwann postularam a Teoria Celular, que, actualmente, assenta nos seguintes pressupostos:
·         A célula é a unidade básica estrutural e funcional de todos os seres vivos; 
·         Todas as células provêm de células preexistentes;
·         A célula é a unidade de reprodução, de desenvolvimento e de hereditariedade dos seres vivos.
Reflexão Pessoal:A Terra, de todos os planetas do Sistema Solar, é o único que apresenta características indispensaveis para a existência de vida, pelo menos tal como é conhecida.Com o estudo da Biologia estudaremos os mais ínfimos pormenores e sem dúvida iremos aprender ímenso.                                   Fiquem ATENTOS ao blog!!!!