Bem Vindos, espero que gostem !!!!!

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Tectónica de placas


O planeta está dividido em núcleo interno, núcleo externo, manto e crosta. Entre o manto e a crosta existe a Litosfera.
Com base em estudos dos sismos e dos vulcões foi possível descobrir que a litosfera está dividida em placas tectónicas ou placas litosféricas.
As placas tectónicas podem ser:
- Placas oceânicas
- Placas continentais
- Placas mistas
As placas podem ter três tipos de limites:
Limites divergentessituam-se nas dorsais oceânicas. São zonas onde gerada crosta oceânica, é uma zona de afastamento e têm normalmente um rifte a meio que é de onde sai a matéria.
Limites convergentessituam-se nas fossas onde há destruição de placas tectónicas, onde uma placa mergulha sob a outra ou ambas têm tendência a levantar-se e formam cadeias montanhosas. São zonas de subducção.
Limites conservativosnão há nem destruição nem crescimento de placas, apenas deslizam uma na outra.
Nos limites das placas, devido às suas acções e movimentos há grande actividade sísmica e vulcânica, logo o local é muito instável.
 

Reflexão pessoal: Estão assim presentes os 3 limites,podendo ser: divergentes, convergentes ou conservativos.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Ancioso por ver o vídeo abaixo ??

                Red Bull Stratos - Felix Baumgartner saltou a 39 mil metros e bateu três recordes !



 
     Felix Baumgartner, de 43 anos, após subir durante mais de duas horas e meia, até a uma altitude superior a 39 mil metros, saltou da cápsula transportada por um balão estratosférico.
     Nesse momento estavam já batidos dois anteriores recordes: o de maior altitude num voo de balão tripulado, que estava nos 31332 metros e o maior salto em queda livre, que tinha sido fixado com um salto a 31332 metros.
     O detentor deste último recorde, estabelecido em 1960, era Joe Kittinger, um oficial aposentado da Força Aérea norte-americana que acompanhou e auxiliou a subida e salto do austríaco a partir da base estabelecida pela Red Bull Stratos no Nevada, Estados Unidos.
     Faltavam dois recordes: a queda à velocidade do som e o maior período de tempo em queda livre.
     Em relação ao primeiro, Felix Baumgartner tornou-se seguramente no homem mais rápido da história em queda livre, e terá, ao que tudo indica, batido a barreira do som ao atingir a velocidade de 1234,8 KM/Hora, aproximadamente um minuto e meio após o salto.
                

Atenção: Nao tentem fazer isto em casa ! eheheheh

 Reflexão pessoal: Ser o único homem que ja fez o maior salto em queda livre, saltar e atingir a velocidade do som e realizar o maior periodo de tempo em queda livre não é para qualquer um.

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Rochas

CICLO DAS ROCHAS



       Pequena apresentação: O ciclo das rochas descreve os movimentos de criação, destruição e alteração das rochas em função dos processos endógenos e exógenos. Os processos endógenos resultam da tectónica de placas (acionados pelo calor interno da terra) e os processos exógenos resultam do Sol e da força da gravidade.





                                Classificação das Rochas

             quanto :

Origem

Magmáticas
Metamórficas
Sedimentares
Fusão de rochas na crusta profunda e magma proveniente do manto superior.
Rochas pré-existentes sujeitas a elevadas temperaturas e pressões.
Meteorização e erosão de rochas pré-existentes.



Formação

Magmáticas
Metamórficas
Sedimentares
Arrefecimento do magma que solidifica ou à superfície (litosfera) ou em profundidade (astenosfera).
Recristalização, no estado sólido, de rochas pré-existentes (alterações mineralógicas e texturais).
Deposição, afundamento, compactação e cimentação.


Definição mais completa de cada tipo de rocha :


Rochas sedimentares- As rochas sedimentares cobrem cerca de 75% da superfície terreste, pois formam-se à superfície da crusta. A formação das rochas sedimentares dividem-se em várias fases, onde intervêm diferentes mecanismo. Um dos mais importante desses mecanismos é o ciclo da água, que é responsável pela interacção, entre os subsistemas terrestres.
 Numa primeira fase, está presente os fenómenos de meteorização ( esta pode ser química quando modifica os minerais das rochas, transformando-os noutros produtos. ou físicos quando origina partículas cada vez mais pequenas), seguindo se a erosão, transporte, deposição e finaliza com a diagénese, ou seja, com a transformação dos sedimentos numa rocha sedimentar.

Rochas magmáticas- Ao material rochoso que se encontra total ou parcialmente fundido, em locais profundos da Terra, dá-se o nome de magma, o qual está na origem das lavas expelidas pelo vulcão. As rochas que não chegam à superfície, solidificando no interior da crusta, designam-se de rochas magmáticas intrusivas ou plutónicas. E as que se formam à superfície chamam-se extrusivas ou vulcânicas.

Rochas metamórficas- São, essencialmente, o resultado da acção de fatores de metamorfismo, como o calor e a pressão, sobre rochas pré-existentes. Para a ação este tipo de metamorfismo, as rochas metamórficas formam-se no interior da Terra. Quando são descobertas rochas metamórficas, são fragmentos de cometas, pois estes são rochas metamórficas.


 


Reflexão pessoal: No planeta Terra existe uma grande diversidade de rochas, podendo-se agrupar em três grupos: magmáticas, metamórficas ou sedimentares. O historial de cada rocha pode contar-nos o que aconteceu na Terra há muitos anos atrás. Permite-nos obter informações sobre as condições ambientais ou as transformações que as rochas sofreram.