Bem Vindos, espero que gostem !!!!!

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Terias coragem de estar a 27 metros de um vulcão em atividade ?

     Geoff Mackley é um vulcanólogo que passou os últimos 15 anos a tentar aproximar-se o máximo possível de vulcões em atividade.Mackley atingiu um dos seus objetivos quando conseguiu ficar apenas a 27 metros de um vulcão, numa ilha do arquipélago de Vanuatu.
     O neo-zelandês Geoff Mackley trabalha como vulcanólogo e em agosto conseguiu ficar a cerca de 27 metros de distância do vulcão Monte Marum, na ilha de Ambrym, situada no arquipélago de Vanuatu, no Pacífico Sul.

 Tens coragem de ver o vídeo ? Ou ficas pela imagem ??
 
 
     O vulcanólogo descreveu que na visita ao vulcão o ar estava tão quente que bastaria inspirar um pouco para morrer no momento.                                                                           
 
Reflexão pessoal: Apesar da coragem é preciso ter muito profissionalismo , sendo essa característica que o difere de vulgares vulcanólogos
 

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Notícia: Vulcão entra em erupçao no passado fim-de-semana por 2 vezes consecutivas

    O monte Gamalama, que fica nas Ilhas Molucas, na Indonésia, entrou em erupção por duas vezes no fim de semana, libertando lava e uma densa mistura de poeiras e gases.
    Não há notícias de feridos ou de grandes prejuízos, mas as cidades vizinhas foram cobertas por uma nuvem de cinzas, o que levou a enormes prejuizos e a vários constrangimentos.

Reflexão pessoal: Quem nao gostaria de presenciar o momento ? Na minha opiniao, iria ser uma sensação inesplicável mesmo sendo perigosa.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Terra, um sistema fechado

A Terra é um sistema fechado, pois neste as trocas de matéria com o meio envolvente são pouco significativas.

Num sistema fechado, a matéria conserva-se no inteiro;
  • Sendo a terra um sistema fechado, os recursos naturais são finitos e limitados, quer dizer que os recursos naturais da Terra são tudo o que temos;
  • Os poluentes permanecem no interior do sistema. Quando ocorrem alterações num dos subsistemas da Terra, as suas consequências poderão afectar os outros subsistemas, pois estes são abertos, dinâmicos e interdependentes.
Na terra há duas fontes principais de energia:
  • Externa: o sol, importante porque desencadeia determinadas reacções bioquímicas;
  • Interna: energia térmica proveniente do interior do planeta, principal motor das placas tectónicas.

Reflexão pessoal: A Terra é um sistema fechado visto que só são detectadas trocas de energia com o meio envolvente. Mas imagina que a Terra era um sistema isolado, ou seja, não eram detectadas trocas de energia nem de matéria com o meio, então a energia solar não ia penetrar na atmosfera. o que ia provocar temperaturas tão baixas que ia provocas a extinção de quase todos os seres vivos. Aqui está a importância da luz solar.

Sistemas

Sistema -> designa-se de sistema, qualquer parte do universo constituida por massa e energia e que se considera separadamente com a finalidade de o observar e investigar.
Sistema <-> Subsistema um sistema pode ser considerado um subsistema caso seja apreciado como parte integrante de um conjunto mais amplo.

Sistema Aberto -> são detectadas trocas de matéria e de energia, com o meio envolvente.
Sistema Fechado -> são detectadas trocas energia mas não de matéria com o meio envolvente.
Sistema Isolado-> nao são detectadas trocas tanto de energia como de matéria.

Reflexão pessoal: Os varios tipo de sistemas, embora o nosso planeta seja considerado um sistema fechado.

Rochas de quase 4,3 bilhões de anos encontradas no Canadá

Pesquisadores acharam na baía de Hudson, no interior do Canadá, aquelas que podem ser as rochas mais velhas da Terra (... )com quase 4,3 bilhões de anos. Se confirmada, a data é a mais próxima até agora da origem não só da crosta rochosa da superfície da Terra, como do próprio nascimento do planeta. (...) "Essas rochas do norte de Québec ou têm 4,2 bilhões ou 4,28 bilhões de anos, ou são derivadas de um manto que é realmente antigo (...)", diz o pesquisador Jonathan O'Neil, da Universidade McGill, de Montréal, Canadá. O cinturão rochoso de Nuvvuagittuq foi primeiro observado como potencialmente antigo em 2001. (...) O estudo envolveu uma "radiatividade extinta", de vida curta, no caso do isótopo samário-146, que não existe mais na Terra, tendo "decaído" (perdendo a radiação e se transformado) em neodímio-142. "Se a idade aparente de 4,28 bilhões de anos é geologicamente significativa, o material formador dessa rocha passa a ser o mais antigo conhecido. Até o presente a rocha mais antiga datada é o gnaisse acasta, também do Canadá, com 4,03 bilhões de anos. ", afirma o pesquisador brasileiro Umberto Cordani (...) "O importante não é a idade, e sim o conhecimento sobre o que aconteceu nos primórdios do planeta", afirma Cordani. Rochas com quase 4 bilhões de anos são raras. No Brasil, as mais antigas estão no interior da Bahia e têm em torno de 3,5 bilhões, diz o professor da USP.»

Reflexão pessoal: Quem nao gostaria de ser portador de uma das rochas mais velhas da Terra ?

quarta-feira, 19 de setembro de 2012